Evento será na sede da Novo Nordisk, em Montes Claros (MG). Empresa pretende aumentar capacidade de produção de tratamentos injetáveis para ...
Evento será na sede da Novo Nordisk, em Montes Claros (MG). Empresa pretende aumentar capacidade de produção de tratamentos injetáveis para pessoas com obesidade, diabetes e outras doenças crônicas graves
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira, 7 de abril, às 10h30, em Monte Claros (MG), do evento que marca o anúncio, por parte da Novo Nordisk, do plano de expansão de sua unidade na cidade mineira. A empresa é importante fornecedora de insulina e medicamentos para o tratamento de hemofilia para o Sistema Único de Saúde (SUS) e atualmente gera 2,65 mil empregos diretos e indiretos na cidade. A expansão visa aumentar a capacidade de produção de tratamentos injetáveis para pessoas com obesidade, diabetes e outras doenças crônicas graves.
O projeto da ampliação, que marca um dos maiores investimentos farmacêuticos da história do Brasil, pretende aumentar significativamente a capacidade da unidade em Montes Claros com a adição de novos processos de produção asséptica, um armazém e um novo laboratório de controle de qualidade. A unidade atenderá a diversos formatos de produtos e contará com tecnologia avançada e preparada para o futuro. As obras de construção já começaram e devem ser concluídas em 2028.
INDÚSTRIA MAIS FORTE – Em novembro de 2024, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a importância do desenvolvimento de uma indústria forte no setor da saúde para o enfrentamento de grandes epidemias, como as de Covid-19 e H1N1, e o fortalecimento do atendimento à população, durante reunião do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Geceis).
NOVO PAC - Na ocasião, foram anunciados R$ 4,2 bilhões do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para ampliar e modernizar laboratórios públicos e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), além da realização de parcerias público-privadas, alinhados aos objetivos da Nova Indústria Brasil (NIB), que visa a neoindustrialização, lançado em janeiro de 2024. Para incentivar a produção nacional, o Governo Federal também vai utilizar da Margem de Preferência para produtos fabricados no Brasil em compras para o SUS.
ESTRUTURA GLOBAL – A Novo Nordisk possui unidades de produção localizadas na Dinamarca, Estados Unidos, França, Brasil, China e Bélgica. Os medicamentos são produzidos nesses locais e, em seguida, distribuídos para pacientes ao redor do mundo. Isso inclui a produção de quase metade da insulina mundial. No Brasil desde 1990, a empresa tem escritório administrativo em São Paulo (SP) e unidade de produção em Montes Claros (MG).
Fonte: Planalto
Nenhum comentário